A criação de bovinos no Brasil é em grande parte baseada na utilização de pasto, principalmente por essa ser a fonte de nutrientes mais econômica. Porém, a quantidade e qualidade das forragens podem sofrer alterações de acordo com época do ano, o que pode comprometer a produção, o crescimento dos animais, aumentando a idade ao abate e primeiro parto e afetando os índices de produtividade da propriedade. 

 

Para reverter essa situação e fazer com que o rebanho alcance o seu máximo potencial produtivo é necessário realizar a suplementação nutricional para corrigir as deficiências de proteínas, energia, vitaminas e minerais. 

 

Porque fazer a suplementação em bovinos é importante?

 

Além de equilibrar as dietas desbalanceadas, a suplementação em bovinos também auxilia consequentemente no ganho de peso vivo, na conversão alimentar, além de diminuir o ciclo de reprodução dos animais e ser coadjuvante no tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, como a onfaloflebite. O fornecimento de um suplemento de qualidade aumenta a disponibilidade de proteína metabolizável aumentando também a quantidade de energia e minerais absorvidos, melhorando o desempenho do rebanho. 

 

A suplementação dos bovinos pode ser feita em até 0,5% do peso vivo (PV), sem diminuir o consumo de forragem. Já quando o suplemento é totalmente adicionado à pastagem, entre 0,3% e 1,0% PV proporciona, para cada 500g fornecidos, redução no consumo da pastagem de aproximadamente 300g. 

 

Mas isso não é tudo, para obter melhores resultados e garantir maior produtividade do seu rebanho é importante aliar fatores genéticos, conhecendo as raças e características do gado, sanitários, de manejo e nutricionais, com o uso de suplementos de qualidade e procedência, como a Família Bovitam, uma linha completa desenvolvida pela Dispec do Brasil para agir nas deficiências nutricionais dos bovinos, deixando-os mais fortes, produtivos e protegidos. 

 

E você, já realiza a suplementação do seu rebanho? Conta pra gente! 

Leave a comment