O que você precisa saber para ter uma criação de cavalos

Se você pretende ter uma criação de cavalos, seja para passeio, trabalho ou corrida, alguns cuidados são essenciais. Com uma beleza elegante, os cavalos conquistam a admiração e o desejo de quem ama a vida no campo, e como todo animal, eles exigem cuidados (alguns específicos conforme o objetivo que você tem para o animal). Então, antes de começar você precisa se informar sobre:

Espaço para os cavalos

Esta etapa se divide em duas partes: encontrar a melhor parte do terreno e a infraestrutura necessária para a criação de cavalos. O ambiente é determinante no sucesso da sua criação, por isso, escolha com cuidado.

É importante se certificar que o solo seja drenado, e não tenha partes acidentadas para reduzir o risco de acidentes dos animais. Lembre-se também de garantir fácil acesso para veterinários e transporte dos cavalos, caso necessário. E o mais importante, atente-se a quantidade de animais por hectare, o ideal é de 1 a 3.

Quanto a infraestrutura, a primeira decisão é como será conduzida a criação dos equinos: intensiva, extensiva ou mista. É preciso avaliar a infraestrutura para a produção de volumosos. Também é indicado que o pasto seja dividido em piquetes com forrageiras variadas para um pastejo fracionado.

As baias devem ter 16m² e possuir comunicação entre elas, com cochos facilmente laváveis e escoamento de água. Você também precisará de salas para armazenamento de ração, medicamentos e instrumentos de manejo, bem como um escritório para organização do negócio.

Alimentação equina

Os cavalos são animais muito exigentes e não é qualquer forrageira que os agrada. Algumas das mais indicadas para a criação de cavalos são: Aruanã Mombaça; Tanzânia; Zuri; Tamani; Massai, Andropogon, Capim “vaquero”, Tifton 85, Coast cross, Grama Bermuda, Grama Pensacola e Grama Batatais.

A pastagem deve fornecer 70% da necessidade nutricional dos equinos, contando que o animal precisa de 1 a 2% do seu peso em pasto por dia. Os cavalos também precisam ingerir carboidratos não estruturais, mas de forma moderada, fornecidos por meio de cereais. Aveia, milho e cevada fornecem a energia necessária para explosões musculares.

Já as rações industrializadas são o complemento do manejo nutricional dos seus animais, pois contribuem fornecendo proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Embora a pastagem ofereça a maioria dos nutrientes necessários para os cavalos, a ração é responsável por preencher algumas lacunas nutricionais. Mas, lembre-se sempre de fazer acompanhamento veterinário para definir a alimentação adequada para cada animal.

Principais emergências

Se pretende começar a criar cavalos, é importante saber quais são as principais emergências que ocorrem com esses animais, para estar preparado. Mantenha-se atento ao comportamento deles para conseguir identificar possíveis problemas o mais rápido possível. Os mais comuns são:

Cólica: dores leves a fortes na barriga, as quais a causa está relacionada ao sistema digestivo e possui diversas origens.

Traumatismo e contusão nos membros locomotores: devido ao comportamento ativo dos cavalos é comum esse tipo de emergência.

Picada de cobra: outra emergência comum, e pode causar muito prejuízo ao criador. Fique atento, pois envenenamento por picada de cobra pode levar o animal à morte.

Levando em consideração essas emergências, é importante que você, criador, tenha um kit básico de primeiros socorros equino. Seu kit deve conter: luvas, ligaduras, termômetro, óleo mineral, rolo de gaze, rolo de algodão, spray antisséptico, tesoura de bico curvo e antisséptico de largo espectro. Mas, o mais importante é, com certeza, um veterinário de confiança, que conheça seus animais e possa atendê-los.

Agora que já tem conhecimento destes 3 pontos principais, você está pronto para colocar a mão na massa. Prepare o ambiente, encontre um veterinário de confiança e claro, conte com nossa linha de produtos para cavalos para uma nutrição ideal.

Para saber mais, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais:
Facebook
Instagram

Leave a comment