A nutrição adequada aliada ao manejo correto e boas instalações são essenciais para manter o alto índice de produtividade na pecuária bovina. Rebanho saudável e bem nutrido, com nível equilibrado de proteínas, energia, vitaminas e minerais, produzem carne e leite em maior quantidade e melhor qualidade. 

 

As vitaminas são indispensáveis para diversas funções metabólicas no organismo, como por exemplo, os sistemas imunológico e digestivo. Algumas vitaminas são naturalmente produzidas pelos bovinos, já outras como as do complexo A, D e E podem ser fornecidas através da suplementação, para manter os níveis adequados dessas substâncias nos bovinos e melhorar a produtividade do rebanho. 

 

Além disso, a suplementação auxilia na manutenção da saúde, fazendo com que os bovinos fiquem mais resistentes e imunes a uma série de doenças e quadros infecciosos. 

 

Vitaminas A, D e E

 

A vitamina A é essencial para o crescimento, reprodução, funcionamento dos sistemas nervoso e imunológico, ganho de peso, produção de leite, entre diversas outras funções. Os bovinos com baixo índice dessa vitamina podem apresentar baixa imunidade, perda de apetite, retardo no crescimento, cegueira noturna, problemas reprodutivos, infecções no aparelho respiratório e muitas outras complicações. 

 

A principal função da vitamina D é controlar os níveis de Cálcio e Fósforo no organismo, pela absorção intestinal e reabsorção renal desses minerais. Por isso, a deficiência de vitamina D pode causar não só um desequilíbrio nas taxas de Cálcio e Fósforo nos bovinos, como também problemas ligados a desmineralização dos ossos, como o raquitismo e a osteomalácia. 

 

Já a vitamina E é um antioxidante natural e age impedindo a oxidação de tecidos, além de auxiliar na manutenção estrutural dos músculos e dos sistemas vascular, imune e reprodutivo. O principal sinal de deficiência da vitamina E é a doença do músculo branco, que causa fraqueza muscular, calcificação das fibras musculares, falta de coordenação de movimentos e até a morte em casos mais graves. 

 

Viu só como o fornecimento de vitaminas está diretamente ligado com a produtividade e saúde do rebanho? E os seus animais, estão com os níveis corretos dessas vitaminas? Conte com a Dispec do Brasil, para manter seu rebanho sem forte e protegido, acompanhe nosso blog

Leave a comment