Você sabia que o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo? Esse número é reflexo do avanço no setor pecuário, que tem se tornado cada vez mais profissional, com o planejamento prévio de todas as atividades de produção. Um dos aspectos mais importantes são as instalações rurais, construídas para racionalizar a criação de gado. 

Para a implantação dessas instalações é essencial um planejamento, considerando as características da propriedade e recursos naturais, materiais, financeiros e humanos disponíveis. Com esse estudo cuidadoso é possível ter uma visão completa do que se deseja construir e explorar, evitando prejuízos e futuras improvisações no fim da obra. 

 

Por onde começar?

Uma das primeiras providências a serem tomadas é a construção de cercas, que previnem a entrada de animais e pessoas estranhas na propriedade, além de demarcar a área reduzindo a possibilidade de problemas jurídicos referentes a questões limítrofes, o que pode ser um processo bastante desgastante. 

 

 

Para garantir maior eficiência da produção a funcionalidade das instalações é de extrema importância. Para isso é preciso se atentar a algumas etapas do planejamento.

 

Estudo de mercado: considerando as previsões e perspectivas para o futuro, economia local, curvas de demanda, preços, ofertas. 

Escolha do local: o terreno deve ser pouco inclinado, firme e seco. Assim como possuir uma localização estratégica, próximo de estradas, facilitando o acesso a água e rede elétrica e a entrada de veículos. Para obter o máximo de benefícios da propriedade é preciso considerar uma série de fatores, são eles:

  • A condição legal para uso do terreno;
  • Se o subsolo permite uma construção estável;
  • Se é possível ter um fluxo eficiente;
  • Boas condições quanto a vias de acesso, direção dos ventos e clima;
  • Se a topografia favorece uma instalação prática e econômica;
  • Se existe a possibilidade de escoamento de águas pluviais e residuais.

 

Manejo dos dejetos: é essencial se atentar às questões ambientais, por isso a área das instalações deve se enquadrar nas exigências legais referentes ao meio ambiente, permitir armazenamento e drenagem. A direção dos ventos e a distância de demais propriedades devem ser favoráveis a fim de evitar que os vizinhos sejam incomodados por odores.

Drenagem: esse é um fator que exige atenção redobrada, afinal é preciso assegurar boas condições do piso, mantendo as fundações secas e evitando a ocorrência de encharcamentos. A umidade excessiva do solo pode afetar a saúde dos animais e ocasionar uma série de doenças, influenciando na queda da produção do gado.

Água: é fundamental garantir boa acessibilidade a água, além da qualidade prevenindo a contaminação dos animais por verminoses

Condições regionais e serviços: eletricidade, manutenção das estradas, coleta da produção, entrega de produtos e materiais, acesso a telefone e correios, tudo isso também deve ser considerado para garantir praticidade e facilidade nas instalações

Expansões: antecipando a possibilidade de crescimento da produção evita-se maiores gastos e desgastes com reformas para ampliação das instalações no futuro.

 

O sucesso e eficiência da atividade pecuária depende de uma série de fatores e exige um cuidadoso planejamento, com a Dispec do Brasil você garante a saúde e força dos animais enquanto cuida dos demais aspectos da propriedade que necessitam da sua atenção. 

 

Para saber mais como garantir a qualidade e produtividade da sua produção, acompanhe nosso blog.

Leave a comment