Por apresentarem um ciclo reprodutivo longo, com um descendente a cada parto, garantir a alta eficiência reprodutiva é fundamental para o sistema de produção dos bovinos. Esse acompanhamento não só aumenta a vida útil do rebanho, como também resulta em mais nascimentos de bezerros. 

 

Fatores que aumentam a fertilidade

 

Um ponto importante a ser observado é a condição corporal das vacas de cria, medindo a quantidade de gordura corporal que estes bovinos acumulam. Esse processo é fundamental para obter altas taxas de fertilidade, além de reduzir o número de perdas peri-natais e manter a boa produção de leite. A idade para atingir o peso ideal para a fertilização, seja por acasalamento ou inseminação artificial, depende de diversos fatores, como a alimentação, nível do manejo e cuidados com o rebanho e as instalações de criação. 

 

Outro fator é a disponibilidade de forragem na propriedade, a estação reprodutiva deve estar alinhada a curva sazonal de crescimento das pastagens. Além disso, é essencial se atentar a situações como desmame precoce, monta natural e ainda corrimento vaginal e retenção da placenta, que podem resultar em doenças graves, podendo causar a infertilidade do animal. 

 

Outros cuidados

 

Os cuidados no pós-parto também são indispensáveis para manter os altos índices de fertilidade, além do melhor aproveitamento da vida reprodutiva das vacas de cria. Atualmente, existem inúmeras pesquisas e tecnologias que podem auxiliar os produtores, ajudando a reduzir os custos de produção e mantendo os animais mais saudáveis e fortes. Afinal, com um rebanho saudável as taxas de deficiência reprodutiva são reduzidas drasticamente. 

 

Para saber mais como manter a saúde e produtividade dos seus animais, acompanhe nosso blog.

 

Leave a comment