Pós-parto de vacas leiteiras: 4 cuidados essenciais.

Para ter um rebanho saudável o cuidado precisa começar cedo, confira 4 cuidados essenciais para ter durante o pós-parto de vacas leiteiras.

Forneça uma alimentação balanceada

Durante o pós-parto a produção de leite sofre um aumento, para suprir as necessidades do bezerro. Por isso, o ajuste na alimentação precisa ser feito para suprir a demanda de nutrientes. 

Esse aumento de produção tem seu ápice entre 6 e 8 semanas. Caso não seja feito o reajuste da alimentação os tecidos adiposo e muscular são utilizados como fonte de energia, causando um emagrecimento das vacas.

Além de realizar os ajustes na quantidade de nutrientes, também é importante que o alimento fique disponível durante o dia todo e em quantidade suficiente para que o animal  consuma quando necessitar.

Monitore a cetose

Como falamos no item anterior, é preciso fazer ajustes na alimentação durante o período pós-parto de vacas leiteiras. A cetose é um transtorno metabólico causado pelas alterações no metabolismo de lipídios e carboidratos em vacas de leite. Invariavelmente, vacas leiteiras apresentam algum grau de balanço energético negativo (BEN) durante o período de transição em resposta a alta demanda de energia para a produção de leite e queda acentuada da ingestão de matéria seca (IMS), sendo assim incapaz de suprir essa demanda1.

Os principais sintomas associados à cetose são: falta de apetite, anorexia, atonia ruminal, fezes secas, queda na produção de leite e sinais neurológicos como letargia, agressividade e excesso de movimentação de cabeça e língua. Para uma alimentação balanceada, você pode contar com o auxílio dos produtos Dispec do Brasil e também fornecer:

  • forragens de alta qualidade;
  • ração balanceada em proteína bruta (PB);
  • proteína degradável no rúmen (PDR);
  • proteína não degradável no rúmen (PNDR);
  • proporção adequada entre amido e carboidratos não fibrosos e o tamanho de partículas da dieta total.

Para realizar a prevenção da Cetose desenvolvemos um protocolo de cuidados: 50 gramas de Lactovit aplicados 20 dias antes do parto.Já no tratamento da Cetose indicamos o uso do Calcion 1 litro + 20 mg de Dexametasona + 1 bisnaga de Bovitam Ruminantes Gel, aplicados durante 5 dias.

Minimize os fatores estressantes

Durante o período pós-parto das vacas, é muito importante reduzir os fatores estressante, pois eles podem interferir no consumo de matéria seca. Preste atenção principalmente ao estresse térmico, minimizando o calor com ventiladores e climatizadores. 

Mantenha a vacinação em dia

A gestação pode provocar alterações fisiológicas no corpo das vacas, incluindo a queda de imunidade, isso faz com que elas se tornem mais suscetíveis à doenças. Por isso, é muito importante fazer cuidados preventivos, como manter as vacinas em dia. Por isso, é importante que vacinas contra pneumonia, clostridiose e diarreias virais e bacterianas sejam aplicadas até 30 dias antes do parto.

Dica extra

Produtos como o Waltec, administrados logo após o parto, podem ajudar no processo de fortalecimento dos bezerros. Como os bezerros já podem nascer com verminose ou se contaminar através do leite da vaca, é importante que recebam uma dose de vermífugo logo nos primeiros dias de nascido.O Waltec 10 é ovicida, larvicida e adulticida e controla 95% das verminoses gastrointestinais. 😉 Conheça esse e mais produtos Dispec do Brasil ou acesse nosso catálogo.

Leave a comment