As expectativas sobre a pecuária leiteira no Brasil para 2021 são excelentes. O setor vem apresentando grandes transformações e crescimento nas últimas décadas. De acordo com dados do IBGE, só em 2018 o país produziu quase 34 bilhões de litros de leite, o que representa 4% da produção mundial. 

 

Isso tudo graças às inovações e avanços tecnológicos da pecuária leiteira nos últimos anos. Essa tecnologia tem impactado o manejo com os animais, como a marcação do gado, a ordenha e até a alimentação com o uso de robôs, ligados 24h por dia, que fazem o rastreamento do rebanho e através de leitura eletrônica fazem a ordenha por demanda e fornecem a ração de forma programada. 

 

Além de permitir o acompanhamento dos índices de produtividade do rebanho de maneira mais organizada e concreta, há uma significativa melhora na qualidade de vida dos animais. O uso dos robôs diminui a agitação entre eles, reduzindo o estresse. 

 

O uso de inseminação artificial, associada a tecnologias como o uso de chips, leitores de código de barras, etiquetas de identificação por radiofrequência, painéis de LED, drones e tablets tem otimizado a produção e tornado a pecuária leiteira mais rentável para pequenos e médios produtores, é a chamada pecuária 4.0. 

 

Benefícios da Pecuária 4.0

  • Melhora na produtividade: as tecnologias permitem maior eficiência, os animais produzem em maior quantidade e qualidade e em menos tempo.
  • Aumento do faturamento: devido a alta produtividade e otimização de processos e recursos;
  • Maior controle sobre a produção e informações da produtividade;
  • Diminuição do desperdício e falhas nos processos de produção. 

 

Você já conhecia essas tecnologias? Já aplica alguma delas na sua propriedade? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as dicas e novidades para manter os bons resultados da sua produção. 

Leave a comment