6 formas de utilizar milho na alimentação do rebanho

 

Você sabia que o milho, seja ele moído, floculado ou o grão inteiro, representa até 70% da dieta de um rebanho? Por essa razão, existem diversas formas de utilização do milho para melhorar a digestão. Separamos 6 delas para te ajudar a oferecer sempre o melhor para o seu gado. Confira abaixo: 

 

Milho com grão inteiro

Aqui o milho não passa por nenhum tipo de processamento. Dessa forma, se torna simples no manuseio e na distribuição para alimentação do rebanho. Esse tipo de milho normalmente é utilizado em dietas com ração peletizada.  

 

Milho laminado  

O milho laminado passa por uma técnica de processamento que, com a ajuda de um Moinho de Rolo (laminador), reparte o grão em 4 partes. Assim, reduz o risco de acidose do grão ao entrar em contato com o cocho. Além disso, reduz o desperdício de alimento devido a partículas um pouco maiores que, por exemplo, a do milho moído. 

 

Milho moído fino

Diferente do milho laminado, aqui o grão é triturado. Essa técnica de processamento é a mais utilizada hoje no Brasil. Ela também permite uma maior digestibilidade se comparada aos outros formatos. 

 

Milho reidratado

Esse tipo é conhecido como milho reconstituído. Trata-se do grão de milho moído em peneiras de até 7mm, com o auxílio de água e umidade do ar. Em seguida, ele é compactado e vedado para passar por um processo de fermentação. Dentre as vantagens desse tipo de milho, está a maior digestibilidade, cerca de 6% a mais que o grão moído. 

 

Milho úmido

Nesse caso, a colheita do milho é feita precocemente, cerca de 3 ou 4 semanas antes do habitual. Feito isso, o grão passa por um processo de laminação em um moinho, é compactado e vedado para fermentação anaeróbica. É a melhor opção para quem busca otimizar o uso da terra e reduzir custos com armazenamento. 

 

Milho floculado 

Esse tipo de processamento consiste em exterminar impurezas presentes no grão de milho. Esse processo é feito por um equipamento chamado de selecionador que, após isso, realiza o cozimento do grão em alta temperatura. Depois, submete o milho ao moinho onde o mesmo será laminado. Porém, para essa técnica é preciso um alto investimento financeiro. 

 

Teste cada uma das opções e encontre a ideal para manter a qualidade de alimentação do seu rebanho! Quer saber mais? Conhecer mais dicas? Fique atento que por aqui sempre tem novidade!

Leave a comment