O que é? 

 

A poliartrite é um processo inflamatório nas articulações, causado pela ação de microorganismos nos primeiros dias de vida dos bezerros e que pode representar um grande prejuízo econômico aos produtores. A má higienização das instalações e da região umbilical desses animais podem provocar as chamadas doenças do umbigo, causadoras desses quadros infecciosos que atingem a corrente sanguínea afetando diversos órgãos e também as articulações. 

 

Quais os principais sintomas? 

 

Entre os principais sinais da poliartrite, estão: 

 

  • Dor;
  • Inflamação da articulação;
  • Mobilidade reduzida;
  • Calor e aumento de volume na articulação.

 

Além desses sintomas, alguns bezerros podem apresentar abscessos em outros órgãos, como fígado, causando depressão, febre e perda de peso, levando o animal a morte em alguns dias ou semanas. Já os animais que sobrevivem a poliartrite, podem apresentar sequelas, como deformação articular e atrofia muscular. 

 

Como prevenir e tratar? 

 

A melhor forma de prevenir a poliartrite é garantindo que os animais estejam em condições ambientais e instalações adequadas, além de realizar a correta higienização da região umbilical dos bezerros logo ao nascer e se atentar ao protocolo de vermifugação para também assegurar a imunidade e proteção dos animais nessa fase tão delicada. Quando diagnosticados devem receber a aplicação de antibióticos e anti-inflamatórios em conjunto com um vermicida, como o Ivermax Gold, o vermífugo da Dispec do Brasil, eficaz no controle e tratamento de parasitas internos e externos.

 

Para saber mais como manter a saúde e produtividade dos seus animais, acompanhe nosso blog.

Leave a comment