O que é laminite bovina? Conheça as causas e o tratamento 

 

Uma alimentação de qualidade e uma vida saudável são aspectos importantes para todos os animais, e com os bovinos não seria diferente. Quando o rebanho se encontra em situações precárias ou recebe condições inadequadas, ele está sujeito a inúmeras doenças. Uma delas é a laminite bovina. 

 

A patologia também é conhecida como aguamento e afeta exclusivamente a parede dos cascos dos animais. Ela causa dores, claudicação intensa, fissuras e até mesmo deformidades no casco. A laminite acaba dificultando até mesmo a locomoção, diminuindo a produtividade do rebanho. As maiores vítimas desta doença são os gados de leite. 

 

3 causas principais 

 

Ao contrário de outras doenças, a laminite pode ser causada por 3 principais fatores. São eles:

 

Nutrição inadequada

Como dito, a boa alimentação é a base para um gado saudável. Por essa razão, quando o rebanho consome uma grande quantidade de grãos e poucas fibras, estão propensos a desenvolverem a laminite bovina.  

 

Isso ocorre porque os grãos em excesso aumentam a produção de ácidos lácticos no trato digestivo do animal. Assim, existe uma elevada destruição de bactérias e liberação de toxinas nocivas no organismo. 

 

Ambiente desfavorável

Outro fator determinante é o ambiente no qual o rebanho está inserido. Sistemas de confinamento tendem a deixar o animal mais suscetível. Procure sempre alternar com espaços com boa ventilação.  

 

Genética

Muitas vezes o gado recebe a alimentação adequada, possui um tratamento ideal mas questões genéticas facilitam o desenvolvimento de doenças. A laminite pode vir ser uma dessas. Nesses casos, é importante contar com o auxílio de um médico veterinário para encontrar as melhores soluções para cada diagnóstico. 

Como é o tratamento da laminite bovina?

Sim, é possível tratar a laminite bovina. A forma mais comum é baseada no uso de antibióticos e antiinflamatórios. Mas, para realizar o tratamento, é preciso isolar o bovino diagnosticado dos demais animais do rebanho. 

 

O tempo de duração do tratamento vai depender de cada quadro. Mas é importante se certificar de que durante todo o processo o gado esteja em um espaço devidamente limpo e com o chão forrado. Dessa forma, ao pisar no chão, o animal não sentirá dor. 

 

É importante ressaltar que, quanto mais duro o chão, mais difícil e demorado será o tratamento. Portanto, esse detalhe merece sua atenção.

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a laminite bovina? Quer continuar lendo sobre saúde animal? Acompanhe nosso blog!

 

Leave a comment