Você sabia que existe um segredo para melhorar o índice reprodutivo do seu rebanho? Trata-se do manejo alimentar! 

 

Para muitos produtores, essa pode parecer uma resposta óbvia. Mas, nesse texto, vamos mostrar que manter uma alimentação adequada não é assim tão simples, é preciso muita atenção. Vem com a gente.

 

Para uma pastagem ser considerada ideal e favorável ao índice reprodutivo, ela precisa ser rica em 4 principais itens: água, nutrientes, proteínas e minerais. Dessa forma, todos devem ser distribuídos assim:

 

Sendo assim, como mostra o gráfico, a pastagem deve ser composta de 10% de proteína bruta, 60% de nutrientes digestíveis e 2% de minerais. Além disso, é importante manter um núcleo mineral rico em cálcio e fósforo. 

 

O primeiro cuidará da formação óssea dos animais. Já o segundo, ficará responsável pela nutrição do gado e pelo controle de cio da vacada. 

 

Mas é só isso? Não! 

Para obter um bom índice reprodutivo, também é importante delimitar um período de serviços com o rebanho. O ideal é entre 65 e 87 dias, assim como um período de parto que fique entre 245 e 265 dias. 

 

Hoje, esses números batem com a sua realidade no rebanho?

Se a resposta for negativa, você precisa começar a trabalhar o manejo alimentar agora. O resultado precisa ser cultivado, só assim os índices reprodutivos começarão a melhorar! 

 

As dicas são simples! Já começou a colocá-las em prática? Conte-nos a sua experiência! Gostou do conteúdo e quer saber mais? Continue nos acompanhando pelo blog e também pelas redes sociais! 

Leave a comment