Quando trabalhamos com a produção leiteira diversos cuidados são necessários, é aqui que entra a biosseguridade. Sabemos que vírus, bactérias, fungos e parasitas fazem muito mal para o rebanho e prejudicam principalmente a qualidade e a segurança, tanto da criação, quanto dos seus produtos.
Já que não queremos nada disso, precisamos cuidar bem do nosso rebanho, não é? Por isso, é aqui que a tal da biosseguridade faz o seu trabalho, que se trata basicamente do conjunto de normas e procedimentos de cuidados que devemos ter com o rebanho e seu ambiente, para que os animais fiquem longes desses agentes infecciosos.
O que é a Biosseguridade
- Reconhecer que existe alta relação entre os procedimentos no sistema de produção e as enfermidades.
- Ter como principal objetivo a redução do prejuízo causado por doenças que têm os erros de manejo como principal fator de risco.
- Entender que a doença subclínica sempre gera maiores prejuízos do que a clínica.
Por isso a biossegurança é um assunto muito importante, já que ao saber que a eficiência alimentar, de produção e de ordem reprodutiva dos animais vai depender da sua saúde, você com certeza incluirá em sua rotina esse conjunto de práticas ou estratégias de biosseguridade.
Vamos continuar cuidando bem dos nossos animais, para que eles cresçam saudáveis e produtivos. Conte sempre com os produtos Dispec para te ajudar nessa tarefa. Conheça a linha de produtos Dispec especialmente desenvolvida para melhorar a saúde de seu rebanho – Lactovit, Bovitam Pó, Rumec e Bovitam Ruminantes.
Tudo funciona bem quando o gado está bem!
Para saber mais, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
Leave a comment