Se você tem uma propriedade rural, sabe a importância de cercá-la. Seja para delimitar território, cercar pastagem ou contenção do gado. Mas, mais importante do que apenas cercar, é escolher a melhor cerca, para que ela cumpra sua função. E no caso de cercas para pastagem do gado não é diferente. 

 

Alguns aspectos como qualidade, tipo do arame e altura podem variar de acordo com a finalidade e eficiência e influenciam no custo de produção. Entretanto, escolher a cerca correta evita despesas futuras com manutenção e até refação. E para isso você precisa se atentar a alguns aspectos: 

  1. Avalie a geografia do terreno 

Comece definindo qual o tamanho da cerca e por onde ela passará. Verifique o tipo de terreno, nível e principalmente onde a água passa, já incluindo nesta etapa o planejamento de onde ficaram os bebedouros dos animais.

 

As avaliações do terreno feitas nesta primeira etapa serão muito importantes para definir os próximos passos. Afinal, as particularidades do seu terreno definem muitas coisas sobre a cerca. 

2. Defina o tipo de manejo 

Dependendo do manejo escolhido serão necessárias cercas específicas. Como no manejo intensivo (pastejo rotacionado), em que o pasto é dividido em partes e, conforme o gado come uma pastagem, as outras são tratadas, sendo que ao  terminar de comer uma das partes é levado para a próxima. 

 

Esse manejo está crescendo consideravelmente. Pois neste formato, o gado sempre dispõe de capim de boa qualidade e a engorda é mais rápida do que no manejo extensivo. Porém, no manejo intensivo são necessárias cercas em cada fração do pasto. Defina o tipo de manejo e planeje sua cerca baseada no melhor para ele. 

3. O arame certo 

Os arames farpados suportam entre 250 e 350 kgf, enquanto o liso pode suportar cargas de até 700 kgf, e são os mais indicados para gado. Este também conta com uma proteção contra corrosão, por isso é indicado para ambientes mais agressivos. Em regiões litorâneas, que recebem chuva ácida ou que tem risco de alagamento, deve-se preferir este tipo. 

 

Com estes três aspectos definidos você já está preparado para colocar a mão na massa. Agora pode seguir para a busca pelos materiais e mão de obra para a construção da sua cerca. 

 

Caso tenha gostado deste conteúdo, confira outros posts sobre manejo de gado e diversos outros relacionados a pecuária! 

Leave a comment