O correto manejo e nutrição é fundamental para manter os equinos saudáveis e fortes. No caso de animais atletas a atenção deve ser redobrada. Isso porque a reserva energética é a base para uma boa performance esportiva.

 

Para garantir o bom desempenho dos animais é necessário fornecer uma quantidade adequada de energia, vinda de uma fonte que não exija muita energia para ser aproveitada. Não existe uma quantia exata, a energia necessária costuma variar conforme o esforço no qual são submetidos os equinos. Quanto mais intenso o esforço maior a necessidade energética. 

 

Como realizar o manejo correto? 

 

Um dos pontos principais é a adequada nutrição dos equinos, o ideal é alimentá-los em pequenas porções com intervalos de 2 horas e variando entre ração, feno e capim. Outro ponto que interfere diretamente no desempenho dos equinos é o fornecimento de água limpa, fresca e à vontade. O consumo de água costuma variar entre 2 a 3 litros para cada kg de matéria seca consumida, porém, esses valores podem aumentar de 20% a 300% dependendo do esforço e dos exercícios praticados por esses animais.

 

Mas atenção, não forneça água à vontade aos equinos ainda quentes. É preciso que a frequência cardíaca dos animais diminua, para a melhor ingestão e aproveitamento dos minerais. 

 

E a suplementação? 

 

Em animais com esforço intenso, como é o caso dos equinos atletas, a necessidade energética é duas vezes maior. Só a ingestão de alimentos e água em quantidades adequadas não são suficientes para fornecer aos animais os níveis energéticos, protéicos e minerais necessários para desenvolver as atividades de um atleta. 

 

Nesse caso o ideal é complementar com a suplementação vitamínica para suprir as deficiências nutricionais e aumentar a disponibilidade de energia. O Equitam, suplemento vitamínico da Dispec do Brasil, é rico em minerais, vitaminas, aminoácidos e possui alta concentração de dextrose e creatinina, responsáveis por proporcionar a energia necessária e fortalecer a musculatura dos equinos. 

 

Mas cuidado, a suplementação deve ser feita de forma equilibrada para evitar uma sobrecarga gástrica e intestinal. Além disso, o excesso de energia impede a absorção de magnésio, responsável pelo relaxamento da musculatura e o animal pode travar. A melhor maneira de evitar problemas como esse é com um planejamento nutricional, com base nas necessidades específicas de cada equino de acordo com sua raça, idade, modalidade esportiva, temperamento, digestibilidade, clima e instalações. 

 

Para mais dicas sobre a criação e cuidados com os equinos, acompanhe nosso blog. 

Leave a comment