A prova dos Três Tambores é um dos esportes que mais cresce entre os donos de  cavalos de Quarto de Milha. Os animais precisam ter muita velocidade e uma ótima saúde, por isso separamos algumas dicas para te ajudar.

Escolha bem seu cavalo!

Para escolher um campeão, um bom exame de compra, feito por um veterinário de confiança é muito importante. O ideal, é que o animal seja um jovem-adulto, na faixa de 5 anos a cima, que esteja já  firme e fácil de montar. 

Pratique exercícios regulares.

Um cavalo quando está se preparando para a prova dos Três Tambores precisa de exercícios regulares. Isso porque cavalos com bom preparo físico sofrem menos lesões e têm menos problemas de saúde. Quando o cavalo tem força muscular, ele tem maior sustentação e força menos os tendões, ligamentos e articulações. 

O trabalho de condicionamento deve ser feito acompanhado com um profissional. Mas atenção ao terreno, que precisa ser regular e macio, sem ser pesado demais.

Equipamentos

Caneleira e cloches são muito importantes para proteger seu cavalo. Uma boa caneleira irá proteger de eventuais impactos entre as canelas, além de firmar os tendões e ligamentos. Uma sela para a prova de Três Tambores precisa ter um assento profundo, com bom encaixe no seu cavalo e confortável para você. 

E por fim, é importante ter uma manta de boa qualidade, que proteja seu cavalo do impacto e de escoriações na pele. 

Dicas úteis!

E para finalizar, seguem algumas dicas rápidas que fazem a diferença!

  • Os cavalos têm que ter velocidade e para isso devem ter muita disposição.
  • As provas são intensas, por isso os animais precisam de muita resistência.
  • A alimentação, descanso e cuidado com a saúde do animal são fundamentais.
  • O cavaleiro deve respeitar seu animal. Os maus-tratos com os cavalos resultam em desclassificação nas provas.

E por fim, anote essa dica de ouro: a suplementação com a linha Equinos Super Premium da Dispec do Brasil garante ganho de peso, resistência física, energia, disposição e saúde do seu cavalo. 

Conte para gente, você tem alguma dica ou cuidado extra com seu cavalo antes das provas?

Leave a comment