Para entender como manter a microbiota de seus bezerros saudáveis, você precisa entender o que são probióticos e como funciona a estrutura microbiana gastrointestinal dos bezerros.
É indispensável conhecer essas informações para saber como manter o equilíbrio da microbiota dos bezerros e assim evitar o aumento desregulado de patógenos que causam diarreia e doenças respiratórias.
Probióticos
Os probióticos, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Organização Mundial de Saúde (OMS), são microrganismos vivos, que geram benefícios a saúde do hospedeiro quando administrados em quantidades adequadas.
Por isso, esses microrganismos atuam como auxiliares na recomposição da microbiota gastrointestinal dos animais. Diversos microrganismos são considerados benéficos ao hospedeiro e por isso são utilizados em probióticos.
Quais os benefícios dos probióticos? Eles melhoram a saúde intestinal, estimulam o desenvolvimento de uma microbiota saudável, dessa forma, impedem que os patógenos colonizem o intestino, aumentam a capacidade digestiva, diminuindo o pH e melhorando a qualidade da mucosa.
Em resumo, os probióticos são excelentes aliados para manter o equilíbrio da população microbiana e a saúde da microbiota gastrointestinal.
Como é a estrutura microbiana gastrointestinal dos bezerros?
Ao nascer o intestino dos bezerros é estéril, mas a colonização gastrointestinal começa imediatamente após o nascimento. E partir de então até a maturidade um ecossistema microbiano complexo e dinâmico com alta densidade de bactérias vivas se estabelece no intestino grosso.
Durante as 12 primeiras semanas de vida, a comunidade sofre mudanças relacionadas ao desenvolvimento metabólico e fisiológico do trato gastrointestinal. Em meio a essa mudança, a microbiota ainda precisa enfrentar a abrupta mudança na dieta, o que facilita a colonização de patógenos, causando o desequilíbrio. O aumento da população patogênica, quando maior que a simbiótica, pode causar inflamação intestinal e diarreia.
Como manter o equilíbrio da microbiota dos bezerros?
Bovitam Oral Gel para ruminantes é um suplemento vitamínico e mineral rico em probióticos, por isso, é seu aliado nesse quesito. Para prevenir a diarreia, utilize o Bovitam Oral Gel já no nascimento do bezerro para prevenir a diarreia.
Para prevenir a diarreia, faça a aplicação de 10g logo ao nascimento e repita a aplicação a cada 10 dias durante os primeiros 30 dias de vida do animal. Em contrapartida, para curar a diarreia, aplique 20gm no primeiro dia e repita aplicando 10gm no segundo e terceiro dias.
Em nosso blog você encontra outros conteúdos importantes sobre cuidado do seu rebanho.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe agora nas redes sociais!
Para saber mais, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais: Facebook Instagram
Leave a comment