O rebanho caprino está em crescimento no Brasil, isso é devido a facilidade de adaptação desses animais a diversos climas, assim como a alta no consumo de carne e leite no mercado brasileiro. Com o desenvolvimento da caprinocultura leiteira e, por consequência, as mudanças nos sistemas de criação aumentaram o surgimento e gravidade das doenças que afetam os caprinos, entre elas está a osteoporose, uma doença caracterizada pela redução de massa óssea. 

 

Principais causas da osteoporose

A osteoporose em caprinos pode ter origem natural devido a deficiência de nutrientes, como cálcio, ferro e magnésio, ou má nutrição. Mas também pode ser consequência da presença de parasitas intestinais, doenças inflamatórias no intestino e induzida pela aplicação de corticoides. 

 

Sintomas

A osteoporose causa um desequilíbrio entre a formação e a reabsorção óssea, resultando em um osso com estrutura normal, porém, com baixa densidade, podendo de desenvolver em uma região específica ou em todo o esqueleto. Entre os principais sintomas da osteoporose estão:

  • Fragilidade óssea;
  • Deformidade na postura;
  • Fraturas espontâneas;
  • Troca de peso entre os membros posteriores;
  • Perda de peso.

 

 

Prevenção e tratamento 

Para preservar a saúde e produtividade do rebanho de caprinos é muito importante oferecer uma nutrição adequada e enriquecida com vitaminas e minerais, assim como realizar a suplementação mineral com frequência. O Calcion da Dispec do Brasil é uma solução injetável a base de cálcio, fósforo, magnésio, sódio e dextrose, ideal para a prevenção e tratamento de doenças como o raquitismo, febre do leite, distúrbios metabólicos, osteoporose, entre outras. 

 

Para saber mais como garantir a saúde dos seus animais, acompanhe nosso blog.

Leave a comment