Quando o assunto é esportes equestres, é fundamental conhecer os limites de cada animal para evitar erros no treinamento, manejo e nutrição. Afinal, o bom desempenho depende diretamente da quantidade de nutrientes, principalmente energéticos, presentes na dieta dos animais. Isso porque os equinos necessitam de uma boa reserva energética para completarem os treinos, circuitos e provas com o máximo de potencial. 

 

Por isso, alguns nutrientes como água, proteínas, minerais, carboidratos e vitaminas são indispensáveis na dieta dos equinos e exigem um cuidado maior no manejo desses animais. 

 

IMAGEM 1: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/horses-feeding-trough-on-farm-58269481 

 

Além de garantir um melhor desempenho atlético, o planejamento nutricional auxilia na saúde dos equinos e ajuda a prevenir uma série de doenças, isso porque a nutrição inadequada pode resultar na deficiência de minerais, causando doenças como a osteodistrofia fibrosa, que ocorre devido ao baixo nível de cálcio ou a ingestão excessiva de fósforo, fazendo com que aconteça um aumento dos tecidos ósseos da face, que força o organismo a retirar cálcio dos ossos, deixando-os fracos e quebradiços. 

 

Assim como a carência de nutrientes pode afetar o desempenho dos equinos, o excesso também pode ser prejudicial. As proteínas possuem funções importantes no organismo dos equinos, mas podem reduzir o potencial atlético e o aproveitamento energético se oferecido em excesso. Por isso, ter um planejamento nutricional e fazer a suplementação adequada é muito importante, pois, a quantidade de energia necessária costuma variar de acordo com a raça, peso, idade e fase de vida do animal. 

 

Com a suplementação e alimentação corretas, os resultados em treinos e provas podem ser impressionantes. Com o auxílio da creatina, seus equinos terão não só a melhora no desempenho, como também aumento na massa muscular e neutralização de ácidos prejudiciais no organismo. Para equinos atletas é indispensável fazer a reposição de nutrientes que são perdidos no suor, como cloro, sódio, potássio, cálcio e magnésio, não só para o bom desempenho, mas também porque eles são importantes para a saúde dos cascos, tendões, articulações, músculos e sistema respiratório. 

A melhor forma de garantir ótimos resultados é com um equilíbrio entre alimentação, treinos e suplementação. E nesse último você pode contar com a Linha Equinos Super Premium da Dispec do Brasil, uma linha completa de suplementos para oferecer o melhor cuidado para os seus campeões, acompanhe nosso blog e conheça todos os produtos.

Leave a comment