O que é? 

A Integração Lavoura Pecuária (ILP) é uma forma de diversificação, aproveitamento do solo, rotação e sucessão de atividades agrícolas e pecuárias que vem crescendo nos últimos anos.  É uma forma de utilização do solo durante todo o ano, ou a maior parte dele, garantindo ao produtor renda durante todo o período e também menor dependência de condições favoráveis que ele não pode controlar. 

Quais os benefícios? 

Este formato de trabalho está sendo amplamente adotado por produtores de médio porte, pois os benefícios são grandes. A diversidade de atividades possibilita exploração em diferentes condições climáticas, o que garante maior estabilidade de renda, já que a produtividade é alta durante um grande período do ano. Veja os opções de ILP e o aproveitamento do solo de cada uma na imagem abaixo: 

 

O milho da lavoura também pode ser utilizado na alimentação do gado, veja como aqui.

Outro benefício da ILP é associar o baixo risco da pecuária a alta rentabilidade da agricultura. Pois este sistema possibilita a recuperação do potencial produtivo de áreas já desmatadas, como pastos, e aumenta a produção e oferta de grãos, agroenergia, carne e leite, reduzindo a necessidade de novas áreas. 

 

Como fica o solo?

O aproveitamento do solo é outro fator de grande benefício do sistema ILP, pois utiliza a produção da lavoura como forma de viabilização técnica e econômica para cobrir os custos de preparo da área e aquisição de fertilizantes, deixando a pastagem recuperada. 

Inserir capim nas áreas de lavoura em alguns períodos do ano proporciona uma excelente palhada, que possibilita o plantio direto na palha. Isso reduz os custos de operações mecanizadas, elevando o teor de matéria orgânica no solo, o que melhora a estrutura física do mesmo. 

Essas são apenas as informações iniciais sobre a Integração Lavoura Pecuária. Em nosso blog você encontra outros conteúdos interessantes. 

Leave a comment