Olá, meu bom pecuarista! A nossa conversa de hoje é sobre um assunto que preocupa muitos produtores rurais: as doenças de cascos em bovinos. Você sabia que elas são um dos principais males que acometem os rebanhos brasileiros? Pois é, mas também não precisa ficar amedrontado, vamos ensinar como cuidar e se prevenir desse problema.

 

As doenças de cascos são muito comuns nos bovinos exatamente pelas suas causas, que são muito comuns, então é preciso tomar cuidado com essas situações:

 

Superfícies irregulares e pedregosas;

Pisos duros e escorregadios;

Pisos sujos e úmidos;

Bovinos soltos em terrenos desconhecidos;

Higiene inadequada das instalações.

 

Para se livrar desses problemas sanitários, você pode seguir as nossas dicas aqui:

https://dispec.com.br/desafios-sanitarios-da-pecuaria/

 

Além desses problemas relacionados ao manejo, as doenças de cascos também podem ter causas genéticas ou nutricionais, por isso é importante a escolha do semem correto para a reprodução (com atenção às pernas e aos pés dos touros), e também à alimentação e a suplementação adequada.


Você pode se aprofundar melhor no assunto da suplementação aqui: https://dispec.com.br/a-importancia-das-vitaminas-para-os-bovinos/

 

Entre as principais doenças de cascos estão:

 

Laminite;

Úlcera de sola;

Doença da linha branca;

Dermatite digital;

Erosão de talão;

Hiperplasia interdigital;

Pododermatite circunscrita;

Podridão de casco.

 

Como saber se o animal foi acometido por uma dessas doenças?

 

Bem simples, geralmente os bovinos apresentam logo os primeiros sintomas, quando aparentam ter algum incômodo no casco, crescimento excessivo das unhas, bicheiras, não conseguem andar ou se alimentar direito, entre alguns outros sintomas físicos. A consequência disso são prejuízos na produção, que começam pequenos, mas podem se tornar grandes a longo prazo, e o bovino afetado também fica mais propenso a contrair outras doenças.

 

Como você já sabe, a prevenção é o melhor remédio. Por isso deve ter atenção a higiene adequada no manejo dos animais, oferecendo um ambiente limpo, seco e arejado, juntamente com a alimentação e suplementação adequada. Sem deixar de lado, é claro, de ter sempre o auxílio de um bom veterinário para a sua criação. 

 

Você pode contar com o lactovit da Dispec do Brasil  que é Premix mineral e vitamínico com aminoácidos, levedura e bactérias intestinais e probióticos. O Lactovit é indicado para suplementação de microminerais, vitaminas e aminoácidos com aditivo probiótico que atua auxiliando na digestão dos alimentos e no equilíbrio da microbiota bacteriana ruminal de bovinos.

Ofereça o melhor ao seu bovino e terá incríveis resultados em troca.

Leave a comment