Atualmente o Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo, e a reprodução é um tema muito relevante neste cenário, tanto para criação de gado de corte quanto de leite. 

 

Os médicos veterinários visam acelerar o processo de reprodução, aumentando a eficiência reprodutiva dos animais. Isso é feito para reduzir o tempo de desmame, acelerar o ganho de peso e potencializar a quantidade de leite produzida. 

 

Nesse processo,  a qualidade deve estar em primeiro plano. É necessário um especialista para cuidar da saúde dos animais e manter o passo a passo sempre respeitando os limites deles. Isso evita que a reprodução tenha deficiências. 

 

Para garantir uma reprodução saudável é importante escolher a técnica certa para os seus animais. Então conheça as principais: 

  • Palpação retal: técnica base para a aplicação das demais técnicas. É importante para conhecer a anatomia interna da vaca. 
  • Inseminação artificial: muito usada em gado de corte, pois permite padronizar os animais. É feita através de inserção do sêmen de um touro doador diretamente no útero das vacas. Isso uniformiza o rebanho pois é escolhido o sêmen de um animal com as características desejadas. A técnica exige muita precisão por isso, escolha um profissional experiente. 
  • Inseminação artificial em tempo fixo: essa técnica consiste em sincronizar o período fértil das vacas, assim inseminando uma grande quantidade de animais de cada vez. Isso aumenta a produtividade das vacas, fazendo com que cheguem a gerar 1 bezerro por ano. Essa sincronização é feita através de hormônios e fármacos que não prejudicam a saúde do rebanho.
  • Aspiração folicular para FIV: essa técnica retira óvulos imaturos de vacas que não estão aptas para gestação e utiliza-os para inseminação em uma vaca receptora mais apta para a gestação. Procedimento interessante para vacas em idade avançada que tenham boas característica genéticas.
  • Transferência de embriões em bovinos: utilizada para produzir descendentes com características genéticas superiores dos melhores animais do rebanho. Fêmeas que se destacam por ter facilidade de gestação dão origem a vários embriões que são implantados em outras fêmeas, o que torna o rebanho mais produtivo. 

 

Essas são as principais técnicas de reprodução para rebanho bovinos de gado e leite. Entretanto outras atividades podem influenciar na produtividade, por isso tenha sempre um profissional veterinário atento e cuidando de seus animais e fique de olho aqui para não perder nossas dicas! 

Leave a comment