O Brasil é o segundo maior produtor de bovinos do mundo. Este segmento é um dos mais lucrativos e investir nele pode ser o caminho para a estabilidade financeira. Mas alguns conhecimentos são indispensáveis para quem quer ingressar na pecuária. 

 

Conhecer as raças para criação é o primeiro deles. Cada uma tem suas características e necessidades, que você precisa saber para identificar o que se encaixa melhor dentro de seus objetivos e possibilidades. Conheça as mais comuns no Brasil: 

 

Nelore: 

É a raça mais comum no país, representa cerca de 80% do rebanho nacional. Os animais desta raça são resistentes às regiões mais quentes, por terem maior número de glândulas sudoríparas e são naturalmente mais resistentes a parasitas, por causa de  sua pelagem espessa. 

 

A carne do gado nelore tem alto teor de sabor e baixo teor de gordura. Principalmente em terminações precoces, pois garantem uma distribuição homogênea da cobertura de gordura. 

 

Angus 

Essa raça é a mais famosa e tem origem europeia. São animais altamente férteis e precoces, atingem a puberdade e o ponto para abate mais cedo. É uma raça completa, os animais além de férteis, têm longevidade, precocidade e rusticidade. 

 

A carne angus é conhecida pela sua qualidade. A característica principal é que a carne tem de 3mm a 6mm de gordura uniforme e marmórea, conferindo sabor e maciez inigualáveis em todos os cortes. 

 

Brahman 

Raça de origem norte americana, a primeira exportação chegou ao Brasil em 1994. É resultado do cruzamento das principais raças zebuínas. São animais resistentes a insetos devido a cor, tamanho e espessura da sua pelagem, também são resistentes a altas e baixas temperaturas e possuem alta capacidade reprodutiva, podendo reproduzir regularmente. 

 

São animais com bom desempenho em ganho de peso e qualidade da carne, já que a raça foi desenvolvida com essa finalidade. 

 

Senepol 

A raça é de origem africana e é caracterizada pelo crescimento rápido e ciclo de engorda curto. Os animais são rústicos, produtivos, férteis e se tornaram opção para o cruzamento industrial. O comportamento é dócil o que facilita o manejo. É importante ressaltar que as fêmeas da raça são líderes genéticas. 

 

Estas são apenas algumas das raças mais comuns no Brasil. Receba mais conteúdos relacionados a gado de corte e leite fique de olho aqui em nosso blog! 

Leave a comment