diarreia-em-bezerros-cuidado-remedio-dispec

Para entender como manter a microbiota dos seus bezerros saudáveis, você precisa entender o que são probióticos e como funciona a estrutura microbiana gastrointestinal dos bezerros. 

É indispensável conhecer essas informações para saber como manter o equilíbrio da microbiota do animal e assim evitar o aumento desregulado de patógenos que causam diarreia e doenças respiratórias. 

 

Probióticos 

Os probióticos, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Organização Mundial de Saúde (OMS), são microrganismos vivos, que geram benefícios a saúde do hospedeiro quando administrados em quantidades adequadas. 

Esses microrganismos atuam como auxiliares na recomposição da microbiota gastrointestinal dos animais. Diversos microrganismos são considerados benéficos ao hospedeiros e por isso são utilizados em probióticos. 

Quais os benefícios dos probióticos? Eles melhoram a saúde intestinal, estimulam o desenvolvimento de uma microbiota saudável, impedem que os patógenos colonizem o intestino, aumentam a capacidade digestiva, diminuindo o pH e melhorando a qualidade da mucosa. 

Em resumo, os probióticos são excelentes aliados para manter o equilíbrio da população microbiana e a saúde da microbiota gastrointestinal. 

 

Como é a estrutura microbiana gastrointestinal dos bezerros?

Ao nascer o intestino dos bezerros é estéril, mas a colonização gastrointestinal começa imediatamente após o nascimento. E partir de então até a maturidade um ecossistema microbiano complexo e dinâmico com alta densidade de bactérias vivas se estabelece no intestino grosso. 

Durante as 12 primeiras semanas de vida, a comunidade sofre mudanças relacionadas ao desenvolvimento metabólico e fisiológico do trato gastrointestinal. Em meio a essa mudança, a microbiota ainda precisa enfrentar a abrupta mudança na dieta, o que pode facilitar a colonização de patógenos, causando o desequilíbrio. O aumento da população patogênica, quando maior que a simbiótica, pode causar inflamação intestinal e diarreia. 

 

Como manter o equilíbrio da microbiota? 

 

Bovitam Oral Gel para ruminantes é seu aliado nesse quesito. É um suplemento vitamínico e mineral rico em probióticos, que pode ser usado já no nascimento do bezerro para prevenir a diarreia. 

Para prevenir a diarreia, faça a aplicação de 200g logo ao nascimento e repita a aplicação a cada 10 dias durante os primeiros 30 dias de vida do animal. Já para curar a diarreia, aplique 20gm no primeiro dia e repita aplicando 10gm no segundo e terceiro dias. 

Em nosso blog você encontra outros conteúdos importantes sobre cuidado do seu rebanho. Fique de olho por aqui! 

Leave a comment