4 formas de proteger sua pastagem de ervas daninhas

 

Comum nas pastagens, as ervas daninhas surgem por diversos fatores. Dentre eles o sistema de produção adotado, o tipo de gramínea escolhido para o pasto, condições climáticas do ar e fertilidade do solo. 

 

Quando surgem, simbolizam que algo no manejo da pastagem não está certo e, ao poucos, essas plantas podem interferir na produtividade da pastagem. No Brasil, as principais ervas daninhas que invadem as pastos são as plantas dicotiledôneas herbáceas. Em outras palavras, plantas perenes com reprodução vegetativa. Exemplos: capim-navalha e capim-annoni.

 

Mas, afinal, como cuidar da pastagem para que não sofra com esses danos? A solução é simples e separamos 4 formas que podem te ajudar! Confira: 

 

Controle cultural

Um dos passos importantes para evitar o surgimento de daninhas, é cuidar da qualidade das sementes forrageiras que serão plantadas na pastagem. Por isso, opte sempre por sementes fiscalizadas e com qualidade comprovada.

Além disso, cuide para que essas sementes se estabeleçam e se desenvolvam da melhor forma na área plantada. É importante ficar atento aos cuidados com manejo que cada semente demanda e verificar se o grão escolhido é apto para determinadas regiões. 

 

Prevenção

É melhor prevenir do que remediar, então evite que as ervas daninhas contaminem áreas ainda inexploradas. Como? Não utilizando diferentes e novas espécies de sementes forrageiras. Dessa forma, é possível evitar uma disseminação de daninhas. Escolha sempre a marca e o grão que você já conhece!

 

Controle mecânico

Dependendo do tamanho da área de pastagem, é comum o uso de roçadeiras e essa é a melhor forma de controlar o aparecimento de ervas daninhas. As máquinas, por si só, eliminam a parte aérea da planta invasora. Assim, as raízes que ficam, se tornam nutrientes vigorosos para as forrageiras. 

 

Controle químico

Para que as forrageiras possam formar pastagens sem a interferência de ervas daninhas, é comum o uso de herbicidas. A mistura química, com diferentes ativos, permite o pleno desenvolvimento das sementes e um controle maior de diversos tipos de plantas invasoras. 

 

Coisas que você precisa saber

Uma das formas mais eficazes de combater as ervas daninhas é o manejo de pastagem integrado com as principais formas de prevenção citadas acima. Sendo assim, é importante mesclar todas as técnicas! 

 

Além disso, é importante ressaltar que as ervas daninhas não são a causa da degradação da pastagem e sim o manejo incorreto. Por essa razão, é importante deter de conhecimentos específicos de plantio para que seja feito um sistema correto e efetivo de pastagem. 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe agora nas redes sociais!

Leave a comment