Cavalos com problemas parasitários apresentam diversas doenças. Os parasitas competem por nutrientes e, por consequência, atrapalham a performance e capacidade respiratória dos equinos. Dentre os sintomas que a presença de parasitas pode causar estão redução de apetite, pelos secos e opacos, cólicas, diarreia com ou sem sangue, desidratação e, em casos graves, pode levar os animais a óbito. 

A saúde e bom desempenho dos equinos dependem de 3 pilares principais do manejo: vermifugação, vacinação e alimentação adequada ao peso e porte do animal. 

Vermifugação de potros: é necessário começar a vermifugação nos potros a partir dos 60 dias de vida e repetir a cada 2 ou 3 meses. 

Vermifugação de cavalos adultos: em animais adultos as doses são maiores e a repetição adequada é a cada 3 ou 4 meses. 

Em ambos os casos o importante é seguir o protocolo indicado pelo vermífugo ou orientações do médico veterinário. Mas apenas a realização de um exame parasitológico pode indicar de forma correta se a base utilizada está sendo eficiente e o nível de infecção que pode apresentar a necessidade de uma alteração no calendário profilático. 

O Equitina Oral é um vermífugo indicado para cavalos e potros no tratamento e controle de verminoses gastrointestinais e pulmonares, gasterofilose, habronemose, microfilariose. A posologia é: 

  • 1 bisnaga por animal adulto, 2x ao ano;
  • ½ bisnaga por animal até 250kg, 4x ao ano. 

A Dispec do Brasil está sempre pensando na saúde e desempenho dos seus animais. Então já sabe, se é Dispec é sinônimo de qualidade! 

Fique de olho em nosso blog para mais conteúdos sobre saúde e desempenho animal. 

Leave a comment