A anemia é causada pela falta de glóbulos vermelhos no sangue, responsáveis por transportar oxigênio para as células. Ao contrário do que muitos acreditam não se trata de uma doença, mas é consequência de outra doença ou também de má alimentação.
Quais as principais causas?
Em equinos, a anemia pode ser sinal de uma alimentação deficiente em vitaminas e minerais, ou doenças causadas por parasitas, vírus, carrapatos ou bactérias. Ela também pode ter origem hemorrágica e surgir após traumas e cirurgias, ou até de forma crônica devido a doenças no intestino ou deficiências na medula que atrapalham a produção e reposição dos glóbulos vermelhos.
Alguns tipo de anemias são muito preocupantes, é o caso da anemia infecciosa equina (AIE) causada por um Retrovírus que se instala no organismo do animal, através do contato com sangue infectado, causando hemorragias, inchaços, febre, perda de apetite e depressão. A AIE não possui tratamento efetivo ou vacina, sendo necessário a finalização do animal infectado para evitar a contaminação dos demais.
Por isso, a investigação por um médico veterinário é essencial para diagnosticar e tomar as medidas de prevenção e tratamento corretamente.
Quais são os sintomas?
Entre os principais sintomas da anemia, estão:
- Febre alta;
- Depressão;
- Fadiga excessiva;
- Abdômen inchado;
- Perda de apetite;
- Fraqueza;
- Pêlos e crina sem brilho.
Saiba como prevenir e tratar
Para prevenir e tratar a anemia é essencial proporcionar aos equinos uma alimentação rica em vitaminas e minerais. Além de seguir o calendário de vermifugação e fazer o uso de suplementos formulados com ferro, ácido fólico e vitamina B12. O protocolo Equitam + Equitina, desenvolvido pela Dispec do Brasil é ideal para controlar e prevenir a ação de parasitas no organismo e promover um reforço nutricional aos equinos.
Para saber mais como garantir a saúde dos seus animais, acompanhe nosso blog.
Leave a comment