Ao nascer, as bezerras de leite  possuem um sistema digestivo diferente do ruminante adulto. Apesar de seu  estômago ser  monogástrico, é interessante já ir introduzindo  volumoso e ração nos primeiros dias de vida, para estimular o desenvolvimento precoce do rumem. 

Em condições normais, após 69 dias, o bezerro se torna um ruminante e são geralmente desmamadas com 70 a 90 dias de vida. Durante esse período inicial, a dieta da bezerra leiteira deve seguir algumas boas práticas.

 

Colostro 

Um dos pontos principais é o bom manejo do colostro, a primeira refeição da bezerra. O colostro é fundamental para a nutrição inicial, e por ser rico em anticorpos, auxilia na imunidade da bezerra. 

O colostro deve ser ingerido logo nas primeiras horas de vida, já que por conta do tipo de placenta que os bovinos possuem, as bezerras nascem com uma baixa concentração de imunoglobulinas. Por conta disso, elas possuem uma baixa resistência e são suscetíveis a diversos tipos de doenças.

O colostro, quando aplicado corretamente, atua na proteção de doenças e age como fonte de nutrientes, vitamina, minerais e hormônios que são de extrema importância para o desenvolvimento inicial das bezerras de leite. 

 

Quantidade indicada

A quantidade de alimento fornecida para o bezerro também é muito importante! Por padrão, o cálculo que deve ser feito é de 10% a 15% do peso do bezerro em leite. Por exemplo, para uma bezerra que pesa 50 kg o indicado é consumir de 5 a 7,5 litros de leite ao dia.

Essa quantidade é de grande importância principalmente nos primeiros 40 dias, isso e a qualidade do leite podem afetar diretamente no desenvolvimento das bezerras.

 

O que pode acontecer ao não seguir essas práticas? 

O cuidado inicial com as bezerras é primordial para uma boa produtividade. Nos primeiros meses o animal já começa a desenvolver suas glândulas mamárias, e sem a alimentação apropriada esse desenvolvimento será afetado.

Além disso, se o bezerro não receber todos os nutrientes necessários, seu corpo pode ficar mais suscetível às doenças e até mesmo diarreias, por isso, é muito importante o protocolo com probióticos, como o Bovitam Ruminantes, logo no início de vida das bezerras. Com dosagens de 10 gramas a cada 10 dias, você pode prevenir a diarreia, além de aumentar a imunidade e promover o ganho de peso para desmamar estes animais com 5 a 7 kg mais pesados.

A alimentação dos bezerros é essencial para o seu desenvolvimento saudável e para a sua produção, por isso conte com a Dispec para um rebanho mais saudável! 

 

Leave a comment