Força, velocidade, resistência, tudo isso é exigido nos esportes equestres, e para que os animais tenham o melhor desempenho possível em todas as atividades é essencial ter uma preparação antes e após as provas, para garantir que os equinos tenham a energia necessária para executá-las e também para evitar lesões. 

 

Além de métodos comuns como massagem, ducha e esfriamento, o correto manejo nutricional também é um grande aliado na preparação e recuperação dos equinos atletas. Confira alguns erros para evitar na hora de planejar a nutrição dos seus cavalos: 

 

1 Não cuidar da qualidade da forragem 

Muitos criadores ainda acreditam que o feno é apenas uma distração para os equinos, pelo contrário, ele também é uma importante fonte de energia. Por isso, a qualidade da forragem é muito importante, pois o feno velho pode acabar diminuindo o peso do animal, além de reduzir a resistência deixando-o mais vulnerável a doenças. 

 

2 Exagerar na suplementação 

A nutrição dos equinos exige planejamento, é preciso calcular corretamente a quantidade de nutrientes necessários de acordo com o peso, idade e atividade praticada pelo animal. O desequilíbrio de vitaminas e minerais na suplementação pode acabar ocasionando várias lesões. Por isso, é muito importante ter a orientação de um especialista em nutrição animal.

 

3 Desconsiderar as características do animal 

É essencial considerar a idade, peso e raça, além de outras características, na hora de desenvolver a dieta do animal. A incorreta ingestão de ração e suplementos, pode sobrecarregar o cavalo ou não ser o suficiente para a execução das atividades exigidas, causando um desequilíbrio no organismo e diminuindo o desempenho. 

 

4 Focar em quantidade e não na qualidade

Um dos erros mais comuns na nutrição dos equinos é o foco no volume dos alimentos e não no peso. O que importa mesmo é a qualidade nutricional, o quanto de energia, fibra e proteína será oferecida ao animal e não a quantidade de alimentos. 

 

5 Deixar faltar sal mineral 

Os minerais são de extrema importância para o bom desempenho dos equinos atletas. O indicado é deixar um cocho específico com sal mineral à disposição dos animais, assim eles poderão suprir as necessidades minerais diárias livremente. 

 

6 Não usar um suplemento de qualidade 

Além de todos os cuidados necessários, é fundamental utilizar suplementos de qualidade, que possuam os níveis adequados de vitaminas e minerais, e que sejam de fabricantes de confiança. O Equitam, é o suplemento vitamínico da Dispec do Brasil, que promove um reforço nutricional não só aos equinos atletas, como também nas fases de crescimento, gestação e lactação. 

 

Você sabia dessas informações? Já cometeu algum desses erros? Para conhecer mais dicas e cuidados para manter os seus animais sempre saudáveis, acompanhe nosso blog.

Leave a comment